Está se aproximando a prova objetiva para os cargos de escrivão, investigador e delegado do concurso PC-BA 2018. Preparamos algumas dicas para você arrasar nesta disciplina. Confira:
  1. Principais tópicos da disciplina e pontos do programa que você precisa ter mais atenção.

Resultado de imagem para csi body gif

Para os cargos de escrivão, delegado e investigador, os principais pontos estão dentro de traumatologia médico-legal. Essa área divide-se em energias de ordens física, físico-química e química. No caso da energia de ordem física, estamos nos referindo aos agentes térmicos, aos efeitos da temperatura, eletricidade, pressão atmosférica e radiação – ponto bem cobrado, principalmente tratando-se de calor. A VUNESP gosta muito de cobrar também classificação por profundidade – queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus. Já na parte de energias de ordem mecânica, há um ponto muito importante que é o dos instrumentos perfuro-contundentes (aqui estamos falando dos ferimentos causados por projéteis de arma de fogo). A banca adora cobrar os efeitos primários e secundários causados por esse tipo de instrumento.

  1. Estilo da Banca

Em energias de ordem físico-química, a VUNESP cobra bastante a parte de diferenciação entre estrangulamento, esganadura, enforcamento. Há alguns sinais diferenciadores de cada tipo de lesão. Falando de energia de ordem química, muito cobrados são os tipos de droga e seus efeitos. O aluno precisa saber o que é uma droga de ação depressora, estimulante e perturbadora. Em relação a sexologia médico-legal, acreditamos que a banca deva cobrar algum crime contra a dignidade sexual, ou até mesmo a parte de himenologia (saber quais os tipos de hímen). Sobre lesão corporal, o aluno precisa saber todo o artigo 129 e ser capaz de classificar uma lesão em leve, grave ou gravíssima.

  1. Sobre o nível de dificuldade, perfil da banca organizadora e questões esperadas.

Resultado de imagem para stiles exam gif

As questões da VUNESP não costumam ser difíceis. A forma de abordagem dos conteúdos em concursos públicos é comumente considerada como mais simples, quando comparadas às bancas Cespe/UnB, FCC ou FGV. Por ser, originalmente, uma banca dedicada a vestibulares, a Fundação Vunesp segue o estilo de questão dos vestibulares tradicionais, com questões de múltipla escolha. A prova deverá estar fácil (para quem estudar, é claro). São questões bem objetivas, diferentemente do Cespe que dá uma volta enorme no enunciado e complica as questões. Além disso, a VUNESP divide muito bem o conteúdo programático. Eu acredito que venham questões bem tranquilas.

  1. Melhor estratégica de estudo e formas de assimilar o conteúdo.

Imagem relacionada

Saber esquematizar seu material: montar quadros de resumos, revisão… Normalmente o candidato está mais acostumado a estudar aquela parte de Direito Penal, Administrativo, Constitucional… mas Medicina Legal é uma novidade: justamente por isso, é importante que essa disciplina seja constantemente revisada – ela pode ser o diferencial. Quem escolher estudar por livros terá complicações. O ideal é ter um professor que possa “clarear” a matéria para que o aluno consiga visualizar o conteúdo. Se você escolher estudar através de um livro, por exemplo com mais de mil páginas, você ficará perdido, porque, além de tudo, a linguagem não é simples. Então, o você deve recorrer a um profissional que saiba separar e esquematizar todo o material, de forma a mostrar que a matéria não é difícil.

Estas dicas podem te ajudar, mas ter uma preparação estratégica e assertiva vai fazer toda a diferença. Por isso preparamos este curso com o especialista em medicina legal Alexandre Herculano (RJ). As aulas serão nos dias 07 e 08 de abril no Hotel Villamar e as vagas são limitadas.

Vai perder? É só clicar e investir no seu futuro! 🙂