Estudar para o Concurso da Receita Federal do Brasil

Uma grande oportunidade para quem pensa em ingressar na área fiscal está preste a chegar. Estamos falando do Concurso da Receita Federal do Brasil, que fará o pedido de 400 vagas para o cargo de Auditor Fiscal.

O Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil é a autoridade pública responsável pela Administração Tributária e Aduaneira da União. Sua função é presidir os procedimentos de fiscalização dos tributos internos federais e dos incidentes sobre o comércio exterior, é de sua exclusiva competência o lançamento do crédito tributário.

O que é necessário para investir na carreira de Auditor ou Analista da Receita?

Para seguir carreira fiscal é necessário possuir nível superior em qualquer área e ser aprovado por meio do concurso da Receita Federal. A banca responsável pelo processo seletivo é a Escola de Administração Fazendária (ESAF), composta por provas objetivas e discursivas, exigindo profundos conhecimentos das disciplinas cobradas e alto nível de preparação dos candidatos. Aconselha-se que esses, comecem os estudos antes da publicação do edital, isso porque os concursos para a RFB são rápidos e possui prazo curto entre sua autorização, publicação do edital, resultado e nomeação dos aprovados. No concurso de 2014, por exemplo, o intervalo entre a autorização do Ministério do planejamento e a publicação do edital foi de 15 dias. (mais…)